Como Cozinhar Grão de Bico

Aprenda a fazer de uma vez por todas um dos grãos mais versáteis da cozinha.

O grão de bico ainda é algo que as pessoas parecem ter medo de preparar. Parece ser difícil, possui uma estrutura estranha… enfim, muitos ainda não sabem como utilizá-lo em uma receita.

Nesse artigo lhe explicarei o passo a passo para cozinhar perfeitamente tais grãos.

O Demolho

O 1º passo é deixá-los de molho de 2 a 12 horas. Esse processo facilita na hora de retirar as pelinhas dos grãos; algumas até “descolam” sozinhas, com outras é preciso retirar manualmente.

Essas casquinhas não mudam o sabor do grão de bico em si, porém são um pouco indigestas. Além de que, caso você vá preparar alguma receita com grão de bico, tais pelinhas podem dificultar na aderência da mesma.

Além dessa questão, o demolho permite que os grãos fiquem hidratados e ajuda a cozinharem mais rápido. Ou seja, quanto mais tempo você puder deixá-los de molho, melhor.

Com o grão de bico já limpo e tendo ficado de molho por algumas horas, escorra essa água e reserve.

Cozinhar Grão de Bico na Panela de Pressão

Deposite a quantidade desejada dos grãos (1 xícara, 2…) e cubra a panela com água até todos ficarem submersos. Não precisa exagerar na água.

Tempere com sal e azeite e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos após pegar pressão.

O tempo de cozimento vai depender do seu gosto, já que, quanto mais tempo cozinhar, mais moles os grãos ficarão; alguns podem até desmanchar.

Cozinhar Grão de Bico na Panela Convencional

Nesse processo, o cozimento demora bem mais, coisa de 1 hora a 1 hora e 30 minutos.

O ponto ideal é quando o grão continua firme, porém, ao ser furado com um garfo, ele esteja macio por dentro.

Considerações

Não há uma quantidade exata de água para o cozimento do grão de bico. O ideal é que eles fiquem submersos, porém, podemos dizer que para cada xícara dos grãos, utilizamos 3 de água.

Durante o cozimento, pode-se acrescentar temperos de sua preferência, como sal, pimenta do reino e folhas de louro.

Particularmente, não vejo vantagem em temperar o grão de bico enquanto ainda está cozinhando pois nem sempre há a intenção de utilizar seu caldo (água). Para saladas, por exemplo, é preciso escorrer a água e manter os grãos secos.

food on a wooden bowl

Por isso, aconselho a apenas temperar o grão de bico quando for comer ou deixar uma certa quantidade já pronta; você pode refogar alho e cebola e dar uma dourada nos grãos para pegarem gosto.

Caso esteja em busca de uma receita que leve grão de bico para sair da rotina, indico meus hambúrgueres de grão de bico com espinafre. Clicando no botão abaixo você encontrará a receita completa:


Aproveite!

Um comentário em “Como Cozinhar Grão de Bico

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: