Antepasto de Berinjela (Berinjela Assada)

crop harvester with fresh eggplants in box
Uma nova maneira de preparar e consumir berinjela.

Um antepasto é, basicamente, um conjunto de alimentos que são servidos antes da refeição em si. Ou seja, queijos, frios, patês e torradas, entre outros, são considerados antepastos.

Normalmente, um antepasto de berinjela é conservado em grande quantidade de azeite, sendo consumido, por exemplo, com pães e torradas.

Porém, ele pode ser perfeitamente armazenado sem muito azeite para ser servido com outros alimentos, como carne, arroz, quinoa e até recheio para tapioca, podendo acompanhar até saladas.

Nesse artigo, vou lhe ensinar como preparar um antepasto simples que pode ser modificado por acrescentar outros ingredientes e condimentos de acordo com sua preferência.

Ingredientes e Modo de Preparo
  • 1 – 2 berinjelas médias cortadas em cubos
  • 1 cebola fatiada
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 pimentão vermelho picado (sem semente)
  • Azeite, sal, pimenta do reino preta, páprica, orégano (a gosto)
  1. Pré-aqueça o forno a 200°C.
  2. Regue todos os ingredientes com azeite em uma assadeira e leve ao forno.
  3. De tempo em tempo retire a assadeira do forno para dar uma mexida e adicionar mais azeite, se necessário (caso os legumes sequem).
Considerações

O tempo do forno vai depender do quão “torrado” você quiser que a berinjela fique. Se sua intenção for de apenas cozinhá-la, assim que ela ficar mais macia já estará pronta.

O tamanho do cubo que a berinjela for cortada também interfere em seu cozimento. Quanto menor ele for, mais rápido ele cozinhará e será mais fácil de torrá-lo (ficará parecido com um cróton).

Recomendo armazenar o antepasto em um pote de vidro, onde pode-se adicionar mais azeite para ele ficar em conserva.

Para inovar na receita, o alho pode ser assado por inteiro, com casca. Assim, basta pressioná-lo com um garfo para extrair seu interior. Fica ótimo!


Aproveite!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: