Como Otimizar seu Tempo na Cozinha

light kitchen with wooden shelves with various utensils and tiled wall
Aprenda 3 dicas para tornar o ambiente culinário mais prático.

Seja por falta de habilidade, prática ou de “conhecer o terreno”, o fato é que muita gente deixa de cozinhar por insegurança ou porque, simplesmente, “é muito difícil”.

Acontece que existem hábitos que podem (e vão) facilitar muito seu relacionamento com a culinária.

Não é sobre se forçar a cozinhar, longe disso, mas sim de praticar certas ações que vão servir de motivação.

1. Deixe os Utensílios à Vista

Há basicamente dois tipos de pensamentos que passam na cabeça quando falamos sobre cozinhar.

O deles é o negativo, que nos remete a algo complicado e inalcançável. O é o positivo, que serve não apenas como impulso, mas que invoca um prazer enorme por cozinhar.

Qual dos dois pensadores você é?

O fato de sua cozinha estar organizada é uma grande motivação. Imagine precisar fazer ovos mexidos, mas não saber onde está a espátula. Além da perda de tempo em busca de um utensílio que poderia ficar à vista, você pode se sentir frustrado por não encontrá-lo.

Acredite, isso acontece.

white wooden kitchen cabinet

A dica é: em um vaso, pote de vidro comprido ou em um pendurador na parede, deixe os utensílios do dia a dia, aqueles que você mais usa.

Em sua cozinha, os utensílios mais usados podem ser: colher de pau, espátula, concha e faca, por exemplo. São itens que auxiliam no preparo de um arroz ou que você precise para picar um tomate.

Assim, são eles que devem estar sempre à vista.

Dessa forma, você cria um ambiente muito mais acessível e facilitado, sem precisar perder tempo e cabeça procurando por algo que você, nem sequer, sabe onde está.

A ideia não é de encher sua bancada com panelas, potes, pratos… é de, apenas, deixar os itens mais usados ao alcance.

2. Armazene Temperos Prontos

Outra “técnica” que otimiza demais o tempo no preparo de alimentos é deixar, em potinhos na geladeira, cebola e alho já picados. Os dois podem ser armazenados juntos ou separados.

Para preservar essa misturinha, acrescente um pouco de azeite; em conserva, os alimentos tendem a durar mais.

food healthy vegetables wood

É uma maneira de facilitar a vida quando só se quer fazer um arroz rápido ou refogar uma carne.

Assim, além de não perder tempo picando esses temperos, são sujos muito menos utensílios, como tábua para corte, faca…

Para picar alho e cebola, você pode triturá-los em um mixer manual ou liquidificador.

Dependendo da quantidade que você já deixar pronta, os temperos podem durar até 3 semanas na geladeira.

Não é raro encontrarmos no mercado esses temperos já picados.

Então, você me pergunta: para que fazer em casa?

Não é novidade que tudo que é caseiro é melhor, seja no sentido de saúde ou de sabor (afinal, muitas dessas misturinhas de “alho” contém muito mais que apenas alho, como sal em excesso).

Além disso, pelo fato do alho e a cebola serem o aroma e o sabor da maioria dos pratos salgados, tê-los sempre prontos para serem usados já é uma grande mão na roda!

3. Entenda sua Cozinha

É fato que nossa casa vive mudando; uma hora o sofá está num lugar, outra mudamos as cortinas… Isso é normal! E não seria diferente com a cozinha.

Assim como qualquer ambiente, ela sofre constantes alterações conforme a necessidade. E é exatamente por isso que é tão importante entendê-la.

Você sabe como é sua rotina? Sabe quais são os pratos que mais prepara e, consequentemente, do que precisa mais “na mão”? Você sabe onde fica aquela sua panela de pressão?

Talvez você tenha as respostas para todas essas perguntas, mas muitas pessoas não. Se você não compreender o que faz na cozinha, onde prefere que seus utensílios fiquem ou onde encontrar cada coisa, concorda que o funcionamento do ambiente como um todo fica comprometido?

two gray frying pans hanging on wall

Entender sua cozinha está diretamente relacionado à organização. É fácil falar, é claro, mas uma vez ou outra é preciso arrumar os armários e dar uma limpa em produtos vencidos.

Quanto mais tempo passamos em um ambiente, mais ele precisa concordar com o nosso dia a dia.

Se sua intenção é de se familiarizar mais com a cozinha ou já passa muito tempo nela, não pode parecer que está no lugar de outra pessoa.

Separe um tempo na semana, deixe seus temperos prontos, limpe a bancada e organize seus utensílios que, certamente, sua experiência será muito mais gratificante!


Espero que essas dicas sejam úteis em sua vida! Caso possua alguma dica ou receita, sinta-se livre para compartilhar no menu “Sua Área”!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: