O que são Claras em Neve?

Entenda o que é e como fazer a técnica mais usada na confeitaria.

As claras em neve são extremamente comuns na confeitaria. Seja para aerar um bolo, dar volume ou delicadeza a uma receita, elas estão sempre lá.

Não apenas na confeitaria, as claras em neve são vistas, também, em receitas salgadas, como o Sour Cream, que só se forma devido a elas.

O suspiro (e merengue), como ilustra a imagem acima, é uma receita constituída por claras em neve e açúcar. Apenas isso! Por isso, é crucial acertar seu ponto.

Como Fazer Claras em Neve

As claras em neve nada mais são que a clara do ovo batida até chegar na textura de “neve”.

Essa textura precisa ser firme.

O ponto das claras é quando, após batidas, você seja capaz de virar a vasilha de ponta cabeça e nada cair. Sim, é bem firme mesmo.

Se nesse processo alguma clara escorregar ou cair, ainda não estão prontas.

Além da técnica mais ousada acima, é possível identificar o ponto das claras em neve quando não há nenhum resquício de clara líquida (transparente). A “neve” apenas começa a se formar quando toda a parte líquida se transformar em uma mistura aerada.

Ou seja, quando todas as claras forem incorporadas, você verá que a mistura fica totalmente branca e “dura”. Esse processo leva cerca de 5 minutos contados, porém, vai depender da velocidade da sua batedeira e frequência, sendo o ideal não interromper o processo.

É parecido como chantili? Sim, porém é ainda mais firme.

É indicado bater as claras em neve em uma batedeira ou mixer manual, pois à mão o processo será demorado e cansativo, acredite, rs.


Espero que as dicas tenham sido úteis de qualquer forma!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: