Como fazer Chantili Perfeitamente

Tire todas as suas dúvidas sobre o preparo do creme chantili!

O chantili é um creme muito versátil dentro da cozinha. Sendo suave e levemente adocicado, ele pode ser o complemento de sua torta de maçã, a cobertura de seu bolo ou, até mesmo, ser servido junto de um café.

Não há nenhum grande segredo sobre seu preparo. É preciso, apenas, se atentar à qualidade do seu creme de leite, que deve ser o fresco!

Não é possível alcançar o ponto do chantili utilizando creme de leite de caixinha ou latinha, por exemplo. Estes passam pelo processo de pasteurização, o qual elimina com os microrganismos do creme; é por isso que esses tipos de cremes, praticamente, nunca vencem.

Qual a Diferença entre os Cremes de Leite?

Como comentado, os cremes de leite comuns, de caixinha ou latinha, passam por um processo intenso de pasteurização, eliminando seus microrganismos.

O creme de leite fresco, por sua vez, também passa por esse processo de pasteurização, porém de forma bem menos potente. Dessa forma, ele mantém suas propriedades naturais.

É por isso que ele possui uma validade bem mais inferior, de cerca de 10 dias fechado e durando até 3 dias na geladeira depois de aberto (esse número pode variar de acordo com o produto).

O principal motivo pelo qual o creme de leite fresco consegue bater chantili é porque ele possui o dobro de gordura que os cremes pasteurizados.

E a Nata?

Se você se pergunta o que é nata, ela é, basicamente, um creme de leite fresco mais gorduroso. Porém, ela não serve para o preparo de chantili.

As receitas que pedem por creme de leite fresco podem levar a nata; geralmente, ela faz essa substituição sem problemas.

Seu único problema é que não alcança o ponto de chantili.

Ingredientes e Modo de Preparo
  • 500g de creme de leite fresco gelado
  • 1/2 xícara de açúcar refinado
  • 1 col (sopa) de essência de baunilha
  1. Bata todos os ingredientes em uma batedeira ou mixer manual por cerca de 2 minutos.
  2. O ponto certo é quando o creme fica firme, podendo virá-lo com uma colher sem cair.
Considerações

É muito importante que o creme de leite esteja bem gelado para o preparo do chantili, além de que é preciso tomar muito cuidado para não batê-lo demais e acabar formando manteiga!

Para quem não sabia, o creme de leite fresco super batido pode virar manteiga. Por isso, se atente para não passar do ponto.

Ele deve ser firme o suficiente para não ser apenas um molho, mas não pode ficar duro demais.


Espero que as dicas tenham sido úteis de qualquer forma!

Caso possua alguma dica para mim, pode enviá-la no menu “Sua Área”, onde compartilhamos receitas, dicas e experiências!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: