Como Montar Bolo no Pote

Seja no pote ou jarra, apenda como montar esse tipo de bolo delicioso!

Um bolo no pote pode ser tanto para ser comercializado quanto consumido de forma mais prática, como oferecer essas porções individuais em uma festa.

Sua estrutura é, praticamente, a mesma de um bolo comum, onde temos a massa, o recheio e a cobertura.

Porém, há alguns cuidados que devem ser levados na hora de montar esse bolo.

1. A Massa
person holding chopping board with sponge cake

A massa deve ser bem macia. Como esse bolo não será cortado em fatias para ser servido, não há nem problema se a massa quebrar.

O importante é criar camadas de massa bem macias que, na primeira colherada, se juntem ao recheio.

Por isso, dê preferência a massas fofas como o pão de ló. Além disso, esse tipo de massa é até mais barata e fácil de se fazer, pois leva menos ingredientes que uma massa comum.

O pão de ló leva, basicamente, farinha, açúcar e ovos em sua composição, além de óleo ou leite em algumas receitas. Só isso!

Se sua intenção for de comercializar bolos no pote, aposte em um bom pão de ló que você não irá se arrepender.

2. O Recheio
fresh raspberries with white cream on top in clear glass

O recheio do seu bolo de pote deve ser bem cremoso, porém não líquido.

Cremes muito ralos e moles tendem a escorrer, o que dificulta na criação de camadas padronizadas. Por isso, evite um chantili, por exemplo, e opte por cremes macios porém firmes, como um brigadeiro mole ou buttercream.

No recheio, você pode acrescentar até outros componentes que ajudem na estrutura do bolo, como frutas ou pedaços de chocolate.

É importante ressaltar que, em teoria, não é necessário molhar o bolo, já que o recheio tende a ser bem cremoso. Além do mais, uma massa muito molhada pode acabar desmanchando, o que dificulta na criação de camadas “retas”.

3. Cobertura e Decoração

A cobertura do seu bolo pode ser o próprio recheio com uma pequena decoração, como uma cereja, chocolate em barra ou suas raspas.

A maioria dos bolos de pote leva uma tampa, exatamente porque esse tipo de bolo é comumente vendido. Porém, se você for servi-lo aberto para os convidados de sua festa, por exemplo, aposte em uma decoração mais elaborada!

Uma cobertura em bico de confeiteiro, por exemplo, fica ótima, além de frutas pequenas como framboesas ou morangos picados.

Outra sugestão é fazer o uso de folhas, como hortelã, que darão uma cor a mais.


Espero que as dicas tenham sido úteis de qualquer forma!

Caso possua alguma dica para mim, pode enviá-la no menu “Sua Área”, onde compartilhamos receitas, dicas e experiências!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: